O POTENCIAL DO LESSON STUDY E DA AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.628Palavras-chave:
Lesson study. Autoeficácia. Desenvolvimento profissional docente. Aprendizagem colaborativa. Revisão sistemática da literatura.Resumo
Evidências empíricas sugerem que os contextos colaborativos têm impacto na autoeficácia do professor. O Lesson Study (LS), conhecido como um modelo de desenvolvimento profissional docente que fomenta a colaboração baseada na investigação, pode gerar um efeito positivo sobre a autoeficácia. Contudo, o conhecimento sobre como estes conceitos se correlacionam é limitado. A fim de lançar luz sobre o tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para investigar a relação entre o LS e a autoeficácia para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Quatro bases de dados internacionais foram consultadas (Web of Science, SCOPUS, ERIC e SciELO), e um total de oito estudos preencheram os critérios de inclusão. A pesquisa foi conduzida, em abril de 2022, e utilizou o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos identificados foram sintetizados qualitativamente. Os resultados indicaram que o LS tem potencial para promover a colaboração, melhorar o conhecimento do conteúdo dos professores, aumentar as expectativas de desempenho e aumentar a autoeficácia dos professores, que, por sua vez, é um indicador do desempenho acadêmico dos estudantes. Por outro lado, foi revelado que a falta de tempo e de recursos pode contribuir para um fraco desempenho acadêmico. Poucos estudos foram recuperados através do mecanismo de busca. Ao final, foram propostas sugestões para futuras pesquisas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-08-2022
Como Citar
FLUMINHAN, C. S. L.; MARQUES, A. P. A. Z.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. O POTENCIAL DO LESSON STUDY E DA AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: uma revisão sistemática da literatura. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 66–84, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.628. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/628. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.