https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/issue/feed TICs & EaD em Foco 2025-01-17T23:37:45+00:00 Conselho Editorial tics.eadfoco@uemanet.uema.br Open Journal Systems <p>A Revista TICs &amp; EaD em Foco (ISSN 2447-5726) é uma publicação científica semestral do Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.<br /><br />Tem como propósito principal compartilhar trabalhos que destacam a pesquisa, o desenvolvimento e as práticas da Educação a Distância - EaD e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem.</p> https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/655 RESISTÊNCIAS AO E-LEARNING NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS 2023-05-04T14:07:52+00:00 Rayanne Paula Mendes rayanne.pm@gmail.com Tereza Cristina Batista de Lima tcblima@uol.com.br Rafaela de Almeida Araujo rafaela.aa@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O estudo tem por objetivo compreender como as resistências afetam a capacitação continuada dos servidores de uma instituição pública por meio do </span><em><span style="font-weight: 400;">e-learning</span></em><span style="font-weight: 400;">. Para tanto, utilizamos como modelo teórico a Teoria de Resistência à EaD na Educação Corporativa (READEC) (Albertin; Brauer, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze servidores estaduais, analisadas sob a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, identificamos o bom rendimento e disciplina entre alguns servidores, enquanto outros tendem a procrastinar e necessitam de interação presencial. Observamos ainda que, apesar de a maioria dos servidores apresentar facilidade no uso da plataforma virtual, houve relatos que o sistema é complexo, o que pode representar uma resistência. Constou-se, ainda, que o monitoramento e </span><em><span style="font-weight: 400;">feedback</span></em><span style="font-weight: 400;"> do professor também pode representar uma resistência. Com relação à estrutura técnica e organizacional, identificamos um fácil acesso ao suporte, além de perceber que o sistema possui ferramentas suficientes, porém, observou-se a falta de recursos e materiais.</span></p> 2024-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/660 O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: relato de experiência em um curso de Pós-Graduação lato sensu no Maranhão 2023-07-11T10:31:53+00:00 Carlos Alailson Licar Rodrigues carlos_licar@hotmail.com Ednan Baldez dos Santos ednan2006@hotmail.com Jackson Ronie Sá-Silva prof.jacksonronie.uema@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente estudo analisou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante uma capacitação de professores de Ciências do ensino fundamental em um curso de Especialização em Ensino de Ciências na modalidade EaD. A pesquisa procedeu-se de forma qualitativa, descritiva e transversal, e foi realizada com 38 professores-cursistas. Os resultados foram obtidos por meio da análise das práticas de ensino-aprendizagem dos professores-cursistas no AVA. Compreenderam-se suas experiências no curso de especialização acerca das potencialidades e pluralidades metodológicas com o uso de recursos virtuais. Observaram-se cursistas com variadas formações acadêmicas, onde muitos já empregavam esses recursos em suas aulas e compreendiam a EaD como uma modalidade de ensino conectada às necessidades dos discentes, possibilitando a construção de conhecimentos entre professor e alunos, além da instituição educacional e a sociedade. Para os professores-cursistas, no AVA, as aulas são dinâmicas e estimulantes devido à facilidade de acesso e aprendizado. Assim, o AVA, em conjunto com outros recursos digitais, desempenha um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem dos cursistas, possibilitando uma educação cidadã integrada ao ensino de Ciências, além de estimular a pesquisa através da prática docente virtual e tecnológica na escola. As vivências adquiridas pelos professores-cursistas no curso de especialização podem ser utilizadas em sala de aula com a participação ativa dos alunos por meio da utilização de diversos recursos digitais, promovendo um ensino de Ciências problematizador, investigativo e crítico.</span></p> 2024-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/687 NOVOS LETRAMENTOS: o aplicativo TikTok como objeto digital de aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 2024-02-17T01:14:00+00:00 Antônio Ferreira Nogueira Neto antonio.neto.an@ufpi.edu.br Lílian de Sousa Sena liliandisousa@hotmail.com Naziozênio Antônio Lacerda nlacerda@ufpi.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa os Novos Letramentos e o uso das tecnologias digitais como Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), explorando suas potencialidades como ferramentas de ensino-aprendizagem criativas. O estudo foca no uso do </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok </span></em><span style="font-weight: 400;">como um recurso midiático acessível e dinâmico, destacando sua aplicabilidade no Ensino Fundamental, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa é de caráter descritivo, baseando-se em literatura recente e relevante para fundamentação e análises dos dados. Os resultados indicam que o uso do </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok </span></em><span style="font-weight: 400;">em sala de aula pode promover maior engajamento e participação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a educação básica contemporânea. Clarificou-se que o uso de ODA, em especial o aplicativo </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok</span></em><span style="font-weight: 400;">, promove maior participação e interação por parte dos alunos na construção do próprio conhecimento, fazendo com que fosse despertada suas habilidades e postas em prática as competências que hoje regem a Educação Básica brasileira.</span></p> 2024-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/718 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: o uso do GeoGebra no estudo da Função Polinomial do 1º Grau 2025-01-17T23:05:04+00:00 Jancarlos Menezes Lapa mtpinheiro@uneb.br Marcus Túlio de Freitas Pinheiro mtpinheiro@uneb.br Marcele Sales Souza Bacelar marceleemacao@gmail.com Kátia Souza de Lima Ramos kslramos@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho discute a mediação tecnológica como estratégia para favorecer o ensino da matemática, viabilizando soluções práticas e ampliando o leque de alternativas pedagógicas, com foco no uso do </span><em><span style="font-weight: 400;">software</span></em><span style="font-weight: 400;"> GeoGebra para o estudo da função polinomial do 1º grau. Ressalta também a necessidade de revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP), enquanto documento que fortalece a identidade da escola, reorganizando sua concepção pedagógica e orientando estratégias de ensino e avaliação, objetivando a inclusão de recursos tecnológicos, favorecendo práticas pedagógicas investigativas e alinhadas às demandas contemporâneas. Com a realização de uma atividade com o GeoGebra evidenciou o potencial do mesmo em facilitar a visualização gráfica, o entendimento dos coeficientes e o protagonismo discente no processo de aprendizagem, ratificando a importância da colaboração entre professor e estudantes na superação de desafios e enriquecimento das aulas. De natureza qualitativa, o percurso metodológico visou a aplicação prática de uma atividade didática mediada pelo uso do </span><em><span style="font-weight: 400;">software</span></em><span style="font-weight: 400;"> GeoGebra, em que os estudantes foram introduzidos ao conceito de função polinomial do 1º grau por meio de situações-problema e representações algébricas, tabelas e gráficas. A observação direta e os registros das interações dos estudantes com a atividade permitiram avaliar a eficácia da abordagem e os resultados obtidos.</span></p> 2025-01-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/719 UMA ANÁLISE BASEADA EM FATOS E EVIDÊNCIAS: intempéries nas práticas de cidadania por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica 2025-01-17T23:17:20+00:00 Valéria Pinto Freire vpfreire@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo traz à tona reflexões iniciais oriundas de uma pesquisa de doutorado que explora de que maneira as juventudes em situações de vulnerabilidade socioeconômica se relacionam, respondem e se beneficiam das oportunidades de acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e à conectividade na sociedade digital globalizada, assim como das práticas de cidadania que emergem dessa realidade. O estudo analisa como essas interações influenciam práticas de cidadania e o acesso à informação de qualidade, considerando as desigualdades sociodigitais no Brasil. Com enfoque descritivo e explicativo, fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e documental, o estudo examina marcadores sociais como raça, gênero, classe e territorialidade, explorando como essas dimensões se entrelaçam e moldam experiências distintas de acesso, uso e impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na vida cotidiana das juventudes em situação de vulnerabilidade. Além disso, revela como esses fatores potencializam a exclusão e limitam direitos e oportunidades. Os resultados corroboram que as estruturas sociais, econômicas e políticas não apenas sustentam, mas também intensificam as dinâmicas de exclusão e vulnerabilidades coletivas, perpetuando desigualdades estruturais e limitando o acesso equânime a direitos e oportunidades.</span></p> 2025-01-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/720 USABILIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL “BE ACTIVE”: experiências na formação de docentes universitários 2025-01-17T23:28:44+00:00 Adilson Eduardo Guelfi guelfi@unoeste.br André Luiz Rossetti de Melo rossetti.etec@hotmail.com Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos pesquisadoradanielle@gmail.com Sidinei de Oliveira Sousa sidneysiamf@gmail.com Vinícius Fagundes Vargas fagundesvargas@yahoo.com.br <p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo descrevem-se os processos de aplicação e usabilidade da Plataforma Digital “Be Active” na formação continuada de docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A Be Active é uma plataforma educacional digital criada por uma equipe multidisciplinar vinculada a uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo que permite aplicar de forma síncrona e/ou assíncrona, diagnósticos de estilos de aprendizagem e metodologias ativas de aprendizagem. Diante da necessidade de avaliação da usabilidade da plataforma e da sua disseminação como recurso educacional no ensino universitário, o objetivo foi realizar oficinas práticas usando os recursos da “Be Active” no contexto da formação continuada de docentes universitários. A abordagem metodológica é qualitativa do tipo analítico-descritiva, detalhando-se os processos de observação participante, elaborados por meio da descrição e apresentação dos resultados obtidos nas experiências formativas que consistiram em oficinas práticas realizadas em janeiro de 2023. Foram realizadas oficinas sobre Estilos de Aprendizagem e sobre a Metodologia ativa Peer Instruction. Os resultados obtidos na realização das oficinas demonstram a importância da disseminação e do uso da plataforma digital “Be Active” como um recurso inovador para a prática docente.</span></p> 2025-01-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/721 SEEING AI COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: explorando benefícios e desafios na acessibilidade para alunos com deficiência visual 2025-01-17T23:37:45+00:00 Silvânia Rabelo Brito silvania.rabelo@hotmail.com Thelma Helena Costa Chahini thelmachahini@hotmail.com João Batista Bottentuit Junior joao.batista@ufma.br <p><span style="font-weight: 400;">As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) têm promovido novas formas de interação e acesso ao conhecimento, criando várias oportunidades pedagógicas e facilitando a autonomia dos indivíduos. A tecnologia assistiva (TA), uma área interdisciplinar focada na identificação de recursos e serviços que melhoram a participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, deve ser integrada à educação para maximizar seus benefícios. Este artigo de pesquisa visa demonstrar como o uso&nbsp; &nbsp; &nbsp; das tecnologias assistivas, especificamente o aplicativo Seeing AI da Microsoft, pode contribuir para auxiliar&nbsp; &nbsp; &nbsp; o acesso, permanência e atendimento educacional especializado para &nbsp; &nbsp; &nbsp; alunos com deficiência visual na pós-graduação. Utilizando uma abordagem descritiva, o estudo apresenta e analisa as funcionalidades do Seeing AI, discutindo suas aplicações no contexto acadêmico. Os principais resultados mostram que tal ferramenta pode facilitar a leitura de textos e a navegação em ambientes, oferecendo suporte prático aos alunos. No entanto, limitações relacionadas à precisão em ambientes acadêmicos e à necessidade de uma conexão de internet estável também são destacadas. As informações fornecidas podem servir como base para outras instituições que buscam implementar tecnologias assistivas, promovendo uma inclusão mais efetiva para estudantes com deficiência visual no contexto desafiador do ambiente acadêmico da pós-graduação.</span></p> 2025-01-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 TICs & EaD em Foco