INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista

Autores

  • Klaus Schlünzen Junior
  • Elisa T. Moriya Schlünzen
  • Cícera A. Lima Malheiro
  • Danielle A. do Nascimento dos Santos

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar experiências de formação docente no Ensino Superior, no âmbito do Programa Graduação Inovadora da UNESP. Para atender a demanda de formação docente na universidade, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras. De 2015 a 2016, foram ofertados cinco cursos com tutoria para os docentes da UNESP, discentes de pós-graduação e corpo técnico. Por meio de uma análise quanti-qualitativa observou-se que a formação continuada do professor da Educação Superior pode suscitar uma perspectiva de transformação na prática docente e a mudança da visão dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Em 2017, pretende-se dar continuidade à análise dos dados registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no intuito de consolidar um amplo estudo sobre a construção de uma cultura de inovação na Educação Superior.Palavras-chave: Inovação. Ensino superior. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; MALHEIRO, C. A. L.; SANTOS, D. A. do N. dos. INOVAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)