METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS DE APRENDIZAGEM: relato de experiência do curso de Pedagogia

Autores

  • Camila Tecla Mortean Mendonça Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Gisele Soncini Rodrigues Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • João Paulo Bittencourt Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria Luísa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.605

Palavras-chave:

Metodologias ativas e imersivas. Ensino superior. Atividade Mapa. Formação de professor.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo pedagógico que integra a inovação, as metodologias ativas e imersivas, e as tecnologias na realização de atividades no Curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada, geograficamente, no Noroeste do Paraná, bem como suas vantagens enquanto metodologia de ensino. Para tanto, as atividades aplicadas são intituladas como Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (Mapa), de maneira a propiciar aos acadêmicos uma experiência pautada nos desafios reais da profissão, centrada, também, na criatividade, no protagonismo e em uma perspectiva de construção do conhecimento, constituindo-se o objeto de estudo da pesquisa. Para a elaboração do trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com o propósito de entender e esclarecer questionamentos sobre a realidade estudada ao fazer uso de livros e artigos científicos que tratam do tema em foco. Além disso, realizou-se uma pesquisa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos alunos do Curso de Pedagogia, com a finalidade de identificar as estratégias metodológicas que contemplem as metodologias ativas e imersivas, proporcionando, dessa forma, uma experiência inovadora por meio da utilização de tecnologias no curso. Concluiu-se que a metodologia utilizada deve favorecer a interação entre teoria e prática, de modo a propiciar ao estudante uma experiência real da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-04-2022

Como Citar

MENDONÇA, C. T. M.; RODRIGUES, G. S.; BITTENCOURT, J. P.; COSTA, M. L. F. METODOLOGIAS ATIVAS E IMERSIVAS DE APRENDIZAGEM: relato de experiência do curso de Pedagogia. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 85–96, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.605. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/605. Acesso em: 5 nov. 2024.