O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Autores

  • Maria Luisa Furlan Costa
  • Célio Juvenal Costa
  • Fabiane Freire França

Resumo

Um dos aspectos importantes para a consolidação da Educação a Distância (EaD) no Brasil está em se propor a ser continuamente avaliada, tanto em seus aspectos organizacionais como nos didático-pedagógicos. O Processo de Avaliação Interna (PAI), desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead) para os cursos de graduação a distância dessa IES, constitui uma experiência significativa, à medida que possibilita dar voz aos principais interessados nos cursos: o alunado. O PAI foi institucionalizado na UEM em 2013 e, desde então, os estudantes são convidados a responder um questionário para cada disciplina ofertada em seu respectivo curso. Os objetivos do programa são: detectar os pontos positivos e os negativos das disciplinas e, por consequência, do curso como um todo; e, combater a evasão nos cursos, antecipando problemas que podem causar, a curto e médio prazos, fatores de desistência. Compreende-se avaliação nesse contexto como conceito polissêmico que considera aspectos objetivos e subjetivos das falas dos alunos para repensar o andamento dos cursos na modalidade EaD. A escuta da voz dos estudantes em um processo de avaliação interna foi crucial para se repensar as potencialidades e limites dessa modalidade. Sendo assim, o PAI se mostra, também, uma ferramenta efi ciente para o combate à evasão dos cursos.Palavras-chave: Educação a distância. Avaliação institucional. Ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

COSTA, M. L. F.; COSTA, C. J.; FRANÇA, F. F. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOS CURSOS NA MODALIDADE EaD DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/226. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)