APRENDIZAGEM MÓVEL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
O contexto da sociedade contemporânea nos leva a repensar os processos de ensino e de aprendizagem, tendo em vista as possibilidades que são desenhadas a partir do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A utilização dos aparelhos móveis se mostra como uma ferramenta que possibilita uma nova forma de interação e de desenvolvimento de múltiplas habilidades. Nesse sentido, ante a necessidade de pesquisar, repensar, ampliar e discutir os modelos empregados no processo de ensino e de aprendizagem na Educação a Distância (EaD), é que nos dedicamos a discutir a utilização dos dispositivos móveis na EaD. As nossas discussões também passam pelo conceito de tecnologia proposto por Pinto (2005) e a Teoria da Distância Transacional de Moore e Kearsley (2011) como aportes teóricos fundamentais para a compreensão da aprendizagem móvel como facilitadora da aprendizagem. No texto ainda conceituamos o M-learning e sugerimos a aprendizagem por meio de jogos educativos com os telefones celulares. Consideramos que o empenho de professores e alunos se torna fundamental para a transformação e o ganho da educação a partir dessas novas ferramentas. A tecnologia aqui apresentada e discutida é apenas um instrumento para que o processo de ensino e de aprendizagem e a interação entre professores e alunos ocorram.Palavras-chave: Educação a Distância. Aprendizagem. Mobilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2017
Como Citar
MENDONÇA, C. T. M.; OLIVEIRA, P. L. L. M. G. de. APRENDIZAGEM MÓVEL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/225. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.