A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA NO BRASIL: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.618Palavras-chave:
Mediação pedagógica; transposição didática; educação profissional a distância.Resumo
A oferta de cursos de formação profissional na modalidade a distância tem crescido rapidamente no Brasil. Caracterizado pela possibilidade de estudar a qualquer tempo e em qualquer lugar, esse formato é mais procurado principalmente por aqueles que não dispõem de tempo ou dinheiro para frequentar as salas de aula, normalmente, jovens trabalhadores. Aparentemente benéficas, essas ofertas precisam ser acompanhadas e analisadas com cuidado, uma vez que sua característica pedagógica tem impacto direto no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na formação recebida pelo trabalhador. Este estudo tem o objetivo de descrever e sistematizar o conhecimento acerca da mediação pedagógica e da transposição didática na Educação Profissional a distância no Brasil. Para realizá-lo, selecionamos cinco relevantes periódicos científicos brasileiros das áreas de Educação Profissional e Trabalho e Educação. Neles, foi empreendida uma busca por artigos científicos, publicados entre 2017 e 2021, os quais contivessem as palavras-chave “transposição”, “mediação”, “profissional” e “distância”. Os resumos dos dezenove resultados encontrados foram lidos, de maneira a determinar a real correspondência com o presente objeto de estudo. Os três artigos resultantes foram lidos na íntegra e submetidos à análise quanto aos conceitos delimitados. A realização desse trabalho, ao longo do mês de abril de 2022, trouxe como resultado a percepção de que é necessário fortalecer as pesquisas na área, uma vez que os poucos estudos existentes não permitem uma análise mais precisa sobre como os conceitos de mediação pedagógica e de transposição didática são abordados no âmbito da Educação Profissional a distância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-12-2023
Como Citar
OLIVEIRA, P. P. M. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA NO BRASIL: estado do conhecimento. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 87–103, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.618. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/618. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.