USABILIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL “BE ACTIVE”: experiências na formação de docentes universitários

Autores

  • Adilson Eduardo Guelfi Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • André Luiz Rossetti de Melo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Sidinei de Oliveira Sousa Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Vinícius Fagundes Vargas Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.720

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Formação Continuada; Inovação Educacional; Plataforma Digital; Ensino Superior.

Resumo

Neste artigo descrevem-se os processos de aplicação e usabilidade da Plataforma Digital “Be Active” na formação continuada de docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A Be Active é uma plataforma educacional digital criada por uma equipe multidisciplinar vinculada a uma universidade privada do interior do Estado de São Paulo que permite aplicar de forma síncrona e/ou assíncrona, diagnósticos de estilos de aprendizagem e metodologias ativas de aprendizagem. Diante da necessidade de avaliação da usabilidade da plataforma e da sua disseminação como recurso educacional no ensino universitário, o objetivo foi realizar oficinas práticas usando os recursos da “Be Active” no contexto da formação continuada de docentes universitários. A abordagem metodológica é qualitativa do tipo analítico-descritiva, detalhando-se os processos de observação participante, elaborados por meio da descrição e apresentação dos resultados obtidos nas experiências formativas que consistiram em oficinas práticas realizadas em janeiro de 2023. Foram realizadas oficinas sobre Estilos de Aprendizagem e sobre a Metodologia ativa Peer Instruction. Os resultados obtidos na realização das oficinas demonstram a importância da disseminação e do uso da plataforma digital “Be Active” como um recurso inovador para a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-01-2025

Como Citar

GUELFI, A. E.; MELO, A. L. R. de; SANTOS, D. A. do N. dos; SOUSA, S. de O.; VARGAS, V. F. USABILIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL “BE ACTIVE”: experiências na formação de docentes universitários. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 99–120, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.720. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/720. Acesso em: 20 jan. 2025.