“BRINQUEDOTECA VIRTUAL”, “SALA BETHA” E LABORATÓRIOS VIRTUAIS: práticas inovadoras em um curso de Pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.665Palavras-chave:
Formação inicial; Pedagogia; Educação a distância; Práticas inovadoras; Tecnologias digitais.Resumo
Neste artigo, são compartilhadas as experiências de práticas inovadoras em um Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD), realizadas por meio: da criação e uso de uma Brinquedoteca Virtual; da experiência imersiva no ensino de Ciências nos anos iniciais em uma Sala “Betha”, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas e gamificação por meio de realidade aumentada, realidade virtual, infográficos 2D, 3D e 4D e mesa interativa; e do uso de um Laboratório Virtual de prática de Educação Infantil, no eixo de Educação Infantil “Corpo e Movimento”. As tecnologias digitais são reconhecidamente grandes aliadas não só da modalidade EaD, como também dos diferentes níveis e modalidades de educação formal, não formal e informal. Formar professores de Educação Infantil e de Educação Básica, em uma perspectiva de uso de tecnologias digitais, pode ser uma forma de favorecer a análise e atuação sobre a realidade da educação e da sociedade. Diante disso, os resultados das experiências denotam que foi possível proporcionar, na formação inicial em Pedagogia EaD, o acesso e a análise de recursos de tecnologia digital atrelados ao planejamento e execução de práticas pedagógicas, favorecendo a instrumentação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho de funções e papéis nos espaços escolares e não escolares, bem como aprimorando as estratégias de formação e ação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-07-2023
Como Citar
SANTOS, D. A. do N. dos; UCHELLI, J. de S. S.; BEZERRA, J. P. D. . “BRINQUEDOTECA VIRTUAL”, “SALA BETHA” E LABORATÓRIOS VIRTUAIS: práticas inovadoras em um curso de Pedagogia EaD. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 1, p. 78–96, 2023. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v9i1.665. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/665. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.