PLATAFORMAS DIGITAIS E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v7i2.561Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Protagonismo estudantil. Aprendizagem.Resumo
A utilização de plataformas digitais para a continuidade das aulas no contexto da pandemia da Covid-19 evidenciou o potencial educacional dos ambientes digitais de aprendizagem. A mediação propiciada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs, além da construção inovadora no processo escolar, propicia experiências interativas que despertam o conhecimento e o respeito às diferenças, principalmente em relação ao repertório linguístico dos falantes maranhenses. O presente artigo tem como objetivo compartilhar a experiência do protagonismo de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Timon, no Maranhão, para a realização de um projeto pedagógico de Língua Portuguesa, por meio das plataformas WhatsApp e Jamboard. A ideia foi de apresentar uma vivência pedagógica exitosa com o uso das TDICs, como motivadora para o trabalho colaborativo e construção de saberes. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com os desenvolvedores do projeto pedagógico. A pesquisa tem abordagem qualitativa e tem como referência, os pressupostos de Moran (2001), Moreira (2018) e Di Felice (2020). Os resultados demonstraram o quanto a apropriação de espaços digitais potencializa a aprendizagem, além de apontar a necessidade de formação de professores para a cultura digital. Ressalta-se ainda a importância de mais pesquisas sobre a atuação dos jovens como gerenciadores de sua aprendizagem em ambientes digitais, de modo que a cibercultura seja uma temática presente e vivenciada nos espaços escolares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-12-2021
Como Citar
SENA, L. de S. .; SERRA, I. M. R. de S. PLATAFORMAS DIGITAIS E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 7, n. 2, p. 46–59, 2021. DOI: 10.18817/ticsead.v7i2.561. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/561. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.