COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão
Resumo
Este capítulo reflete sobre a prática pedagógica na relação de Comunicação, Informação e Computação, a partir da perspectiva de experimentação interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão, na Universidade de Brasília, desde o segundo semestre de 2015 e envolve professores e estudantes dos três campos do conhecimento. Esta pesquisa aplicada é a base e foi orientada para o desenvolvimento em três espaços e temas diferentes: o Centro de Documentação da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, na organização e manutenção do acervo fruto da produção de conhecimento na instituição; o projeto de extensão na periferia de Brasília nas cidades de Paranoá, Itapoã, para formar pessoas para o uso de dispositivos móveis na comunicação e informação; no trabalho de acompanhamento de alunos na disciplina Jornalismo em Ambientes Digitais, para a apresentação de propostas de produção, e workflow na redação do jornal-laboratório digital da FAC. Nesse sentido, são abordados os temas relacionados com as questões de mediação e intermediação da comunicação na pós-modernidade, a necessidade de relações transdisciplinares para lidar com a complexidade desse novo cenário de vida e que implica a busca de denominadores comuns de conceitos entre os três campos. Também há necessidade de compreensão da websemântica como parte do processo de produção coletiva e colaborativa do conhecimento em ambientes digitais que se constroem por meio da linguagem algorítmica.Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ciência da Computação. Comunicação. Ciência da Informação. Linguagem algorítmica. Websemântica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-03-2017
Como Citar
MARQUES, M.; MEDEIROS NETO, B. COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO: experiências interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/157. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.