ANÁLISE DE REDE PARA INVESTIGAR O PAPEL DE INTERMEDIAÇÃO EM REDE DE PESQUISA SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: estudo de caso do Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação em EaD
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa aplicada com uso da metodologia de Análise de Redes Sociais, que explorou e avaliou os papéis de intermediação da informação em um fórum aberto de discussão na plataforma Moodle, no Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações (CEGSIC), ministrado a distância, via Universidade de Brasília. Procuramos observar a rede do Cafezinho, denominação do fórum em ambiente digital para discussão de temas livres no Curso. Integrantes desse espaço virtual são: o professor coordenador do projeto, professores, tutores e alunos das seis turmas que compunham o curso de especialização. O estudo reúne conceitos ligados à comunicação, especialmente sobre os papéis de mediação e intermediação nas redes. O uso da metodologia de Análise de Redes permitiu visualizar as interações, por meio das conversas dos alunos, considerando o contexto e a ambiência como possíveis indicadores e variáveis da Comunicação Extensiva, e a interatividade das pessoas do grupo. Por meio dessa metodologia, encontramos na rede analisada o papel de coordenador, elemento forte para o fluxo da informação na rede, e não apenas um papel estático. Esse tipo de análise é usado para descrever, para explicar a formação e transformações das redes sociais, bem como para analisar os efeitos de suas propriedades. A informação tornou-se uma necessidade crescente para qualquer setor da atividade humana e é indispensável na sociedade em rede.Palavras-chave: Intermediação. Comunicação. Análise de Rede.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-03-2017
Como Citar
SIMEÃO, E.; MARQUES, M.; SOUZA DE JESUS, M. ANÁLISE DE REDE PARA INVESTIGAR O PAPEL DE INTERMEDIAÇÃO EM REDE DE PESQUISA SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: estudo de caso do Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação em EaD. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/156. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.