REFLEXÕES SOBRE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM COM O AUXÍLIO DE OBJETOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.661Palavras-chave:
Aplicativos digitais na educação; Aprendizagem em tempos pandêmicos; Objetos digitais de aprendizagem.Resumo
Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação e o uso dos objetos digitais formam um terreno de constante interesse para pesquisadores da área de educação por estarem sempre guiando profundas transformações no viver e atuar dos alunos e, consequentemente, no do docente. Esta afirmativa tornou-se ainda mais expressiva com as necessidades educacionais destacadas no período pandêmico de COVID-19, e a pesquisa aqui apresentada segue nessa perspectiva. Com o objetivo central de entender como foram utilizados os objetos digitais de aprendizagem, em prol da otimização da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, durante o período de crise, o estudo foi desenhado por meio de uma revisão sistemática de literatura sobre a temática com recorte temporal pré e durante período pandêmico, a fim de conhecer se houve alterações deste uso. Os dados analisados mostram que, sem planejamento, aplicação e avaliação contextualizados nas atuações dos docentes e dos discentes, os objetos digitais de aprendizagem podem perder sua capacidade de auxiliar no processo de aquisição do conhecimento e atuarem apenas como meros recursos de entretenimento. Esse redescobrir e reaprender constante por parte dos professores é um movimento contínuo. O planejamento pedagógico, com a disponibilização de um objeto, deve ser pensado e repensado para haver um sincronismo e um efetivo aproveitamento entre ele e o conteúdo a ser trabalhado.Downloads
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Publicado
30-07-2023
Como Citar
OLIVEIRA, I. C. B. de; WUNSCH, L. P.; CRUZ, M. B. da; NIKOLAY, L. da C. REFLEXÕES SOBRE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM COM O AUXÍLIO DE OBJETOS DIGITAIS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 1, p. 6–24, 2023. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v9i1.661. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/661. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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