TÔ LIGADO: uma ação pedagógica inventiva para o desenvolvimento sustentável na educação OnLIFE

Autores

  • Bruna Elisa Schuster Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Gláucia Silva da Rosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v9i2.674

Palavras-chave:

Educação OnLIFE; aprendizagem inventiva; cidadania; desenvolvimento sustentável.

Resumo

O presente artigo propõe-se discutir práticas pedagógicas que promovam a inventividade, a cocriação e a colaboração e tem por objetivo apresentar a ação “Tô Ligado!”, que emergiu da vivência de cidadania digital MOVEOnCibricity no contexto do I Festival Internacional de Cidadania Digital, desenvolvida pela Rede Internacional ConectaKaT. A pesquisa se desenvolve a partir do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção e está fundamentada na perspectiva da Educação OnLIFE. Tem como resultados o desenvolvimento de outras ações, constituindo a característica reticular e conectiva da ConectaKaT, sendo eles: a WebSérie Entrevistas, a Campanha/Jogo Segurança na Internet e nova WebSérie TomKaT nas Escolas. Esta ação apresenta contribuições significativas na construção de práticas pedagógicas inventivas e cocriadas na perspectiva de uma Educação OnLIFE, contribuindo também para um habitar engajado no ensinar e no aprender. Além disso, a ação “Tô Ligado!” se configurou como uma potente prática na construção de conhecimentos em torno de temáticas que se relacionam ao desenvolvimento sustentável. Assim, a ConectaKaT tem se estruturado enquanto uma plataforma viva de interação ecológica, propícia à invenção de novas metodologias e práticas pedagógicas, evidenciando uma nova política cognitiva em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

SCHUSTER, B. E.; ROSA, G. S. da; SCHLEMMER, E. TÔ LIGADO: uma ação pedagógica inventiva para o desenvolvimento sustentável na educação OnLIFE. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 2, p. 56–73, 2023. DOI: 10.18817/ticsead.v9i2.674. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/674. Acesso em: 24 nov. 2024.