O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRODUÇÃO SOCIAL DA INCLUSÃO

Autores

  • Martinha Clarete Dutra Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.625

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Política Pública. Pessoa com deficiência.

Resumo

Este artigo deriva da tese elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP - Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente, vinculada ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED/UNICAMP. Aqui, a proposta é focalizar o papel das políticas públicas na produção social da inclusão. Para tanto, organiza-se por meio da apresentação dos fundamentos teóricos que sustentam o direito à igualdade e à diferença, além da análise dos marcos normativos nacionais e internacionais, relativos ao direito das pessoas com deficiência à educação inclusiva. Na conclusão deste trabalho, salienta-se o potencial indutor do Estado na produção social da inclusão, demonstrado pelos indicadores que apontam a ampliação do acesso à educação inclusiva, o decréscimo de matrículas em escolas segregadas e a preferência majoritária das famílias, gestores e professores pelas escolas inclusivas.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

DUTRA, M. C. O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRODUÇÃO SOCIAL DA INCLUSÃO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 6–23, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.625. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/625. Acesso em: 22 dez. 2024.