O MODELO ADDIE EM UM PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: possibilidades para a Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.606Palavras-chave:
Design Instrucional. Cursos abertos. Educação digital. Formação profissional continuada.Resumo
Dentro das abordagens do Design Instrucional para cursos massivos on-line, um modelo bastante conhecido é o da sigla ADDIE, que contempla as fases de Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Cada etapa possui suas características e objetivos, e, quando há um planejamento estruturado, é possível criar formações que respondam às necessidades pontuais do público-alvo em uma sociedade que demanda atualizações em diferentes áreas. O relato de experiência aqui apresentado contempla um caso de Design Instrucional fixo, com a elaboração de cursos autoinstrucionais referentes à atuação de setores de uma instituição pública do estado do Paraná, contando com o envolvimento de equipes multidisciplinares na produção e reflexões a respeito das etapas. O projeto foi elaborado no âmbito da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), por meio do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Constata-se que o trabalho conjunto pode resultar em uma proposta que evidencia o papel da universidade pública como propulsora de projetos educativos inovadores e que atendam a formatos que se inserem na educação digital. De tal forma, quando bem compreendido pelos autores, o modelo ADDIE pode contribuir para a formação na Administração Pública de maneira aberta e contínua, em tempos que exigem essa capacitação constante.Downloads
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Publicado
22-04-2022
Como Citar
HORST, S. J.; KNUPPEL, M. A. C.; SILVA, J. A. P. da; GALVÃO, G. O MODELO ADDIE EM UM PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: possibilidades para a Administração Pública. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 1, p. 97–110, 2022. DOI: 10.18817/ticsead.v8i1.606. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/606. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Seção
Artigos
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