A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História

Autores

  • Fernanda Bassani
  • Hércules Alves de Oliveira Junior
  • Romeu Miqueias Szmoski
  • Hernani Batista da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.506

Palavras-chave:

REAS. Tecnologias para Educação. H5P.

Resumo

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em cursos nas modalidades presencial e a distância é recorrente. Com estes recursos, é possível a elaboração de um material didático mais atrativo; com um design instrucional/educacional bem estruturado, faz com que o conteúdo proposto tenha um melhor aproveitamento na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar o H5P (HTML 5 Package), um plugin que pode ser utilizado no Moodle, Word Press e Drupal, sendo ele totalmente gratuito. Com essa ferramenta, você pode criar materiais com conteúdos mais elaborados, interativos e gamificar suas atividades. O texto tem por base a literatura que aborda questões de gamificação, apresentada por Mattar; Design instrucional, abordada por Filatro e a aprendizagem significativa de Ausubel. Num primeiro momento, é apresentado o H5P; na sequência, as possibilidades de apresentação de conteúdo e atividades a partir deste recurso com os métodos mais adequados segundo o Design instrucional; e por fim, aponta as aplicações desta ferramenta para o ensino de História. O material elaborado e as atividades foram inseridos em um curso de Licenciatura em História de uma Universidade pública. Os resultados são parciais, entretanto obtivemos o feedback positivo dos acadêmicos num primeiro semestre de aplicação, onde os relatos apontam um melhor aprendizado da aplicação de atividades em diferentes formatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

BASSANI, F.; OLIVEIRA JUNIOR, H. A. de; SZMOSKI, R. M.; CRUZ, H. B. da. A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 144–155, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.506. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/506. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI