OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.505Palavras-chave:
Docente. Educação. Práticas pedagógicas.Resumo
Modificar metodologias educacionais frente as novas assertivas sociais constituem-se como desafio frequente para gestores e educadores. Os Estilos de Aprendizagem não representam uma inovação nas teorias de aprendizagens, mas resultados de estudos que demonstram que cada indivíduo apresenta uma forma inata para ensinar e aprender. Objeto desse estudo os múltiplos estilos de aprendizagem e as metodologias ativas discutidos frente sua identificação e aplicabilidade para uma escola que mesmo dizendo-se moderna, oculta sua característica tradicional. Tem-se como objetivo analisar as propostas de intervenção de acordo com as metodologias ativas, os contextos e sua possível aplicação, mesmo antevendo um cenário pouco favorável para elas, principalmente, no sentido de aplicação em uma escola de educação pública gratuita. Este trabalho foi realizado seguindo os critérios de pesquisa básica do tipo bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O objetivo exploratório do trabalho foi alcançado com sucesso através da pesquisa bibliográfica. Em resumo, no atual contexto educacional que vivemos as metodologias ativas são tendências de ensino que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem com o objetivo de desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Resultando benefícios às práticas pedagógicas e para todo o processo educativo que recebe um upgrade. É importante que toda equipe trabalhe junto para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem de cada indivíduo para poder escolher quais as metodologias utilizar em sala de aula para uma aprendizagem significativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
SILVA, I. N. da; MELLO, M. A. A.; REBOLÇAS, G. A. dos S.; GOMES, I. A. OS MÚLTIPLOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 133–143, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.505. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/505. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.