MODELOS MENTAIS DOS ALUNOS SOBRE A PILHA DE DANIELL: investigação com o aplicativo stop motion
DOI:
https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.504Palavras-chave:
Ensino de Química. Eletroquímica. Smartphone.Resumo
Neste trabalho foram realizadas investigações sobre os modelos mentais dos alunos sobre as transformações eletroquímicas na pilha de Daniell. Para isso, utilizou-se como referencial teórico a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird, e foi aplicado um minicurso de 9 horas para 23 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Francisco Balduíno de Souza em Quatá – SP, o qual envolveu a elaboração de animações por meio do aplicativo Stop Motion, realização de experimentos e relatórios pelos alunos. Tais atividades desenvolvidas, além do questionário aplicado, forneceram dados sobre as modificações nos modelos mentais dos alunos sobre a geração de corrente elétrica e aspectos relacionados às reações químicas representadas em nível atômico-molecular. A metodologia de pesquisa envolveu uma análise qualitativa dos dados, pois o nível de abstração dos modelos mentais demanda tal tratamento, ao se investigar o processo de compreensão dos sistemas eletroquímicos com auxílio de materiais imagéticos associados às animações. Como resultado, observou-se que muitos dos alunos possuem uma noção superficial sobre o funcionamento submicroscópico ou atômico-molecular dos sistemas eletroquímicos, e falta de experiência na elaboração de relatórios de experimentação. Os vídeos desenvolvidos em Stop Motion demonstraram a dificuldade dos envolvidos em compreender a estequiometria das reações, o processo de transferência de elétrons e aspectos inerentes às etapas intermediárias das reações químicas, pontos falhos que podem ser detectados por meio da técnica empregada e corrigidos pelo professor ao longo do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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Publicado
28-12-2020
Como Citar
RODRIGUES, A. M.; GIBIN, G. B. MODELOS MENTAIS DOS ALUNOS SOBRE A PILHA DE DANIELL: investigação com o aplicativo stop motion. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 119–132, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.504. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/504. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI
Licença
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