DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE SOFTWARE PEDAGÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.500Palavras-chave:
Software pedagógico. Educação especial. Alfabetização.Resumo
O processo de ensino e aprendizagem, realizado em salas de recursos multifuncionais, no cenário da educação especial, embora utilize as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, não retira o papel de coadjuvante da interação e mediação sociocultural. O ser humano, indivíduo que ensina e que aprende, permanece no plano principal, administrando os instrumentos culturais adequados para promover o desenvolvimento sociocultural de alunos com deficiência intelectual, em processo de alfabetização. Em virtude disso, com o objetivo de compreender o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita, empregando um software pedagógico na qualidade de mediador, realizou-se o estudo de caso de professores de educação especial, no ensino da linguagem escrita para alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com base na análise causal da construção da linguagem escrita na ação e pensamento de alunos com deficiência intelectual. Conclui-se que o professor, através de indicativos de interação social, estabelece a qualidade do mediador e sua importância ao processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
PAPIM, A. A. P. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE SOFTWARE PEDAGÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 65–76, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.500. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/500. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.