MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD

Autores

  • Djanda Coelho de Assis
  • Josaias Santana dos Santos
  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior
  • João Eudes de Souza Calado

DOI:

https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.497

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior. Curso de graduação. Ensino presencial. Ensino a Distância.

Resumo

O presente artigo objetivou pesquisar quais os determinantes na escolha da Instituição de Ensino Superior, presencial ou à distância, para cursar Ciências Contábeis em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como descritiva e a abordagem predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário presencialmente aos alunos que cursavam do 1° ao 3° período de Ciências Contábeis, em duas instituições da modalidade presencial e duas instituições da modalidade a distância. O questionário foi dividido em duas partes, sendo a primeira, o perfil dos alunos e a segunda, 12 variáveis determinantes, cada uma recebeu uma escala do tipo Likert de 5 pontos. A amostra foi de 183 alunos, portanto uma amostra representativa. O perfil dos estudantes é 52% do sexo feminino, 70% têm entre 17 e 26 anos, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% dos respondentes têm renda familiar de até 3 salários mínimos. As variáveis mais influentes para a escolha da IES na modalidade presencial são: nome da instituição no mercado, preferência própria, tempo para estudo e frequência das aulas, corpo docente e qualidade de ensino, grade curricular do curso e facilidade de ingresso na instituição e, na modalidade à distância, as variáveis influentes na escolha são: preferência própria, nome da instituição no mercado, grade curricular do curso, localização da instituição, tempo para estudo e frequência das aulas e segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

ASSIS, D. C. de; SANTOS, J. S. dos; CAVALCANTE JÚNIOR, F. C.; CALADO, J. E. de S. MODALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo comparativo entre determinantes da escolha discente pelo ensino presencial versus EaD. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 33–49, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.497. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/497. Acesso em: 5 nov. 2024.