A TECNOLOGIA COMO ELO ENTRE O DESIGN E A EDUCAÇÃO: o exemplo da “sala de aula invertida”

Autores

  • Geisy Anny Venâncio

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v6i2.494

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Design. Sala de Aula Invertida.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as possibilidades de conexão entre o campo da Educação, em particular da Educação a Distância (EaD), e a área do Design, considerando-se o uso de tecnologias educacionais e os fatores intrínsecos a essa relação. Destaca-se o conceito pedagógico de “sala de aula invertida” como um exemplo de conexão entre os temas Educação, Tecnologia e Design. Para tanto, a pesquisa bibliográfica, neste contexto, é utilizada como procedimento formal principal de coleta de dados, sendo este um estudo de caráter descritivo por apresentar uma compilação sintética de apontamentos a respeito da interdependência entre dois campos do saber: Educação e Design, tendo a tecnologia como principal elo integrador. Essa integração entre os temas é pontuada como uma possível solução para as problemáticas inerentes aos significativos avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e, por consequência, a necessidade de incorporação, na cultura escolar, de uma nova forma de ensino-aprendizagem, em um processo que vise a potencialização de competências para que as múltiplas linguagens que convergem, sejam utilizadas. O conceito de tecnologia é aqui utilizado como um meio para aprimorar o processo de comunicação no contexto educacional, em virtude do desafio docente relacionado à correta compreensão da dimensão dialógica e interativa do processo comunicativo, no sentido de construção conjunta de conhecimentos e não mera transmissão de uma informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

VENÂNCIO, G. A. A TECNOLOGIA COMO ELO ENTRE O DESIGN E A EDUCAÇÃO: o exemplo da “sala de aula invertida”. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 4–16, 2020. DOI: 10.18817/ticsead.v6i2.494. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/494. Acesso em: 21 nov. 2024.