A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em escolas do ensino técnico-profissionalizante. Traz uma reflexão sobre a gestão das TIC em duas unidades de ensino situadas na Região do Baixo São Francisco sergipano. Estas unidades participam das ações do Núcleo de Ciência Tecnologia & Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), com propósito de integrar letramento digital e produção colaborativa de conhecimento, envolvendo professores e alunos. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o diário de pesquisa com o registro das visitas, das tecnologias existentes utilizadas na prática durante as oficinas do NCT&EB e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dois gestores das escolas, analisadas e organizadas segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo um conjunto de técnicas de tratamento de dados das comunicações que visa à interpretação do material, proporcionando uma descrição objetiva, organizada, facilitando a busca de resposta ao problema de investigação. A pesquisa aponta que as TIC, ainda não estão integradas nas duas escolas. Constatamos um avanço referente a estrutura das escolas e as práticas com uso das TIC por meio do projeto do NCT&I EB, referente as oficinas com os professores e alunos envolvendo as TIC.Palavras-chave: Gestores. TIC. Percepção. Escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-12-2018
Como Citar
MELO DOS SANTOS, M. G.; NUNES LINHARES, R.; DOS SANTOS ANDRADE, L. R. A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE AS TIC COM ESCOLAS PROFISISONALIZANTES DO NCT&I-EB. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/341. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.