O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem

Autores

  • Andrea Karla F. Nunes
  • Ucineide Rocha
  • Jenifer V. Toledo

Resumo

O presente artigo busca discutir as potencialidades que o uso de Metodologias Ativas (MA) junto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir quando aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é evidenciar a relevância da formação e aperfeiçoamento dos docentes em nível superior para o uso de Metodologias Ativas, bem como das TIC, de forma que compreendam o papel de facilitador na construção do conhecimento pelo estudante. Ressalta ainda o processo histórico do quanto o docente tem necessitado superar desafios e viver novos paradigmas na educação, sendo neste momento demandado a compreender e desenvolver a sua prática com uma geração conectada, conhecedora de diversas fontes do saber desconsiderando o professor como única fonte. Neste contexto, este estudo apresenta o perfil de um docente contemporâneo, relatando o uso de algumas Metodologias Ativas, descrevendo a Gamificação, Peer Instruction e o Estudo de Caso Integrado como exemplos aplicados. Estas Metodologias vêm agregar valor no processo de construção de conhecimento por parte do estudante quando utiliza como recurso pedagógico ferramentas tecnológicas presentes na prática social do mesmo. Sendo assim, não só pelo uso das ferramentas, mas pela condução de uma metodologia que parte do conhecimento prévio do aluno, as Metodologias Ativas podem promover aprendizagem significativa e contribuem de forma efetiva e coerente com a formação da geração conectada e atual dos estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-07-2018

Como Citar

F. NUNES, A. K.; ROCHA, U.; V. TOLEDO, J. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino aprendizagem. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: 8º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC