NOMADISMO DIGITAL E EDUCAÇÃO
Resumo
O nomadismo digital é um fenômeno que vem despontando na contemporaneidade, trazendo como centralidade a possibilidade de se trabalhar com autonomia a partir de qualquer espaço geográfico e temporal, por meio de um dispositivo móvel conectado à Internet. Esse novo formato vem também perpassando pelo campo da educação, provocando, assim, reflexões importantes a respeito dessa temática. Para averiguarmos essa tendência, objetivamos, neste trabalho, discutir o nomadismo digital, sua origem e conceituação, além do perfil autônomo que vem impulsionando novos adeptos e ampliando as possibilidades de trabalho on-line. Tal abordagem está metodologicamente apoiada na pesquisa bibliográfica, a partir da qual fora levantada uma coleção de artigos científicos e livros para aprofundamento teórico acerca do tema discutido. A partir do estudo, percebe-se que pesquisar e planejar são duas atitudes imprencidíveis para o alcance dos objetivos esperados ao adentrar no mundo nômade, além de, para melhores resultados, envolver-se criativamente na perspectiva do empreendedorismo. Neste sentido, nota-se que os dispositivos móveis e as mídias digitais são instrumentos potencializadores deste fenômeno, uma vez que não só possibilitam a mobilidade, mas oportunizam denvolver suas atividades de modo autônomo, bem como permite conhecer novos lugares e culturas distintas, ampliando, assim, seus conhecimentos, e, consequentemente, o leque de oportunidades. Palavras-chave: Autonomia. Educação. Mercado de trabalho. Mobilidade. Nomadismo digital.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-07-2018
Como Citar
VALADARES DE MENESES CÉSAR, R.; CORREIA DE ANDRADE SANTOS, S. V. NOMADISMO DIGITAL E EDUCAÇÃO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/290. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: 8º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.