SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO
Resumo
No Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diversas plataformas e linguagens, como a Web Rádio AJIR, que é uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC). Na disciplina de Políticas e Saberes em Saúde Coletiva, foi ofertada a oportunidade de debater sobre temáticas não contempladas formalmente no decorrer da graduação. Nessa disciplina, é utilizado o programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR, que ancora as estratégias de ensino no formato de web seminários facilitados pelos estudantes da própria graduação. A temática “Saúde da população LGBT” foi um dos temas sorteados e abordados. O estudo teve como objetivo analisar os saberes dos estudantes de enfermagem da UECE produzidos nos web seminários sobre a saúde da população LGBT, no programa Enfermagem Digital, da Web Rádio AJIR. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa, que utilizou a sistematização da análise de conteúdo de Minayo (2002) para análise e tratamento de dados. A equipe de estudantes teve a iniciativa de debater sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, além de outros temas polêmicos, como o casamento entre homossexuais e a adoção por casais homoafetivos. Com este estudo, possibilitou-se uma aproximação entre a formação de futuros enfermeiros no âmbito local e suas percepções sobre a saúde da população LGBT a partir da análise dos saberes dos acadêmicos por meio do programa Enfermagem Digital da emissora digital Web Rádio AJIR. Palavras-chave: Enfermagem. Saúde. Diversidade Sexual. Tecnologia.Downloads
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Publicado
17-07-2018
Como Citar
MARTINS TORRES, R. A.; BATISTA MELO, C.; PAIVA DE ABREU, L. D.; DA CONCEIÇÃO BEZERRA BRITO VERAS, K. SABERES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DEBATIDOS VIA WEB RÁDIO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/288. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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