INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA EM CONSTANTE FORMAÇÃO
Resumo
A prática docente apresenta necessidades formativas variadas que envolvem o domínio do conhecimento a ser ensinado, as diferentes formas de se ensinar esse conhecimento e o saber gerenciar e lidar com o complexo contexto de ensino e de aprendizagem. Além disso, essa prática requer dos professores o envolvimento com as mudanças socioeconômicas, políticas e tecnológicas – fatores que impactam direta ou indiretamente os resultados da qualidade da educação. A fim de contribuir com as discussões que buscam melhorar a formação docente e, por conseguinte, a qualidade do ensino superior, analisam-se, neste trabalho, as crenças de uma professora atuante em cursos de Letras oferecidos nas modalidades presencial e a distância em uma universidade pública do noroeste do Paraná. Essas crenças são anotações registradas informalmente por ela, aos moldes de narrativa-biográfica e/ou diário, quando ela sentiu necessidade de mudar sua atuação como professora na Educação a Distância (EaD), por conta das inovações tecnológicas que envolvem o contexto. As análises mostraram que o diário pode ser uma ferramenta valiosa na formação docente, uma vez que essa ferramenta evidenciou a escrita como uma atividade reflexiva da professora-sujeito, permitindo-lhe observar, de modo mais profundo, os acontecimentos de sua prática e sua responsabilidade no contexto em que atua.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Crenças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2017
Como Citar
PERES, A. de F. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/220. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.