TICs E EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas no século XXI
Resumo
Este trabalho tem por objetivo principal refletir sobre a inserção das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação no século XXI e o papel das instituições de ensino e dos professores diante dos novos desafios da atualidade. Devido à importância dessas instituições no processo de formação do indivíduo “na” e “para conviver em” sociedade, principalmente diante das mudanças ocorridas nas diversas áreas sociais. No desenvolvimento do estudo, optou-se pela abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados foram revisão bibliográfica e documental. Possui como referencial teórico-metodológico a revisão bibliográfica a partir de autores como Belloni (2009), Almeida e Valente (2011), Castells (1999), entre outros que discutem sobre educação mediada por tecnologias e o uso das TICs na sociedade atual, marcada pelo aceleramento da tecnologia avançada. Exigindo dos indivíduos cada vez mais capacidades, habilidades e conhecimentos voltados para as áreas da informática, do mundo virtual, entre outras, e concomitante das instituições de ensino, que formem indivíduos capazes de interagir e utilizar racionalmente as TICs disponíveis no meio em que vivem. Nesse sentido, é necessário que a escola e os professores estejam inseridos e interajam com o mundo digital, uma vez que a garantia de uma educação de qualidade depende fortemente da ação de gestores e professores na condução dos alunos em busca de novos conhecimentos. O desafio do século XXI é a integração das TICs com a educação, de forma a contribuir para propiciar conhecimento, desenvolvimento e benefícios em prol da sociedade.Palavras-chave: Educação. TICs. Sociedade.Downloads
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Publicado
01-12-2017
Como Citar
SANTOS, G. F. dos; MEDEIROS, T. M. de S.; RIBEIRO, J. C. S. TICs E EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas no século XXI. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/219. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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