AVALIAÇÃO NA MODALIDADE EaD: análise da Prática do Curso Profuncionário - Secretaria Escolar

Autores

  • Rosimeire Castro Guimarães
  • Silvânia Soares Santos Brandão

Resumo

Este estudo discute sobre a utilização da avaliação da aprendizagem como parte importante do processo pedagógico para a Educação a Distância (EaD), pois através dela, podem-se gerar referenciais de qualidade que irão auxiliar na tomada de decisões para ações educativas. O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa interpretativa referente ao tema “AVALIAÇÃO NA MODALIDADE EaD: análise da prática do curso Profuncionário - Secretaria Escolar” e teve como objetivo geral analisar a avaliação dos cursistas quanto às práticas do curso PROFUNCIONÁRIO - Secretaria Escolar, da cidade Vargem Grande do Rio Pardo – Salinas-MG, na modalidade EaD, tendo como referência os problemas e dificuldades manifestados pelos cursistas no confronto entre a proposta expressa no projeto e a sua realização prática. Para seu desenvolvimento foram pesquisados 29 cursistas, por meio de um questionário estruturado, aplicado em ambiente virtual, com questões relativas às disciplinas do curso, polo presencial, tutoria, plataforma – AVA e autoavaliação como aluno do curso. Ao tutor presencial foi aplicada uma entrevista semiestruturada. O estudo da percepção dos cursistas quanto à metodologia aplicada para realização do curso, se justifica pela necessidade de compreender a avaliação na EaD como processo articulador entre os conteúdos e objetivos de ensino, fornecendo assim subsídios para melhorias nos cursos ofertados nessa modalidade.Palavras-chave: EaD. Análise da prática. Profuncionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

GUIMARÃES, R. C.; BRANDÃO, S. S. S. AVALIAÇÃO NA MODALIDADE EaD: análise da Prática do Curso Profuncionário - Secretaria Escolar. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/217. Acesso em: 22 nov. 2024.