TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM DAS COMPÊTENCIAS TRANSVERSAIS NO PRÉ-ESCOLAR NA ALEMANHA

Autores

  • Sandra Patrícia Viana Monteiro
  • Daniela Melaré Vieira Barros

Resumo

O presente trabalho é fruto da investigação produzida no mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta em Portugal. Foi um estudo realizado sobre as competências transversais e a importância das TICs a serem desenvolvidas na educação pré-escolar e abordou as tendências e estratégias inovadoras para o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais. As análises da metodologia utilizada basearam-se nos resultados da triangulação de instrumentos aplicados em uma instituição de Educação Infantil de caráter intercultural em Munique, Alemanha. Foi realizada a análise dos documentos curriculares pré-escolar da Baviera – Munique e a aplicação de um inquérito às pedagogas das instituições. Tivemos por objetivo analisar as metodologias de aprendizagem e orientações curriculares para o desenvolvimento das diversas competências em um universo intercultural. As discussões aqui apresentadas discutem o impacto da tecnologia sobre essas aprendizagens. Nessa medida, a investigação teve como um dos objetivos centrais compreender em que circunstâncias o lúdico, associado à inovação (tecnológica), contribui para um maior sucesso cognitivo e social das crianças. Palavras-chave: Competências. Tecnologia de Informação e Comunicação. Aprendizagem. Pré-escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

VIANA MONTEIRO, S. P.; MELARÉ VIEIRA BARROS, D. TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM DAS COMPÊTENCIAS TRANSVERSAIS NO PRÉ-ESCOLAR NA ALEMANHA. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/171. Acesso em: 19 nov. 2024.