A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO
Resumo
Análise da prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho apresenta-se como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante a modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado tutor de educação a distância, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor a distância enquanto mediador do conhecimento, sob o horizonte e com possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto, apoiamo-nos nas literaturas e autores de EaD como Mattar (2012), Mill (2007, 2010), assim como também nos Referenciais de Qualidade do MEC que abordam a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, por meio de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Benjamin (1984, 1985, 1994) e Adorno (1985, 1995), os quais tratam da questão da autonomia educativa como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Concluiu-se que a importância da prática da tutoria aponta para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada, de modo que o objetivo educacional de autoformação discente deve acompanhar esta prática.Palavras-chave: Educação a Distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-07-2017
Como Citar
MENEZES FILHO, A. de S.; DOS PRAZERES, G. T. A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/135. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.