RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO CASSUNDÉ
  • JOSÉ RICARDO COSTA DE MENDONÇA
  • MILKA ALVES CORREIA BARBOSA

Resumo

A expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da Educação a Distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais, decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior. O desenvolvimento dessas competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é, como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores relacionam-se com a dimensão pedagógico-didática das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação à influência da dimensão pedagógico-didática no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e material bibliográfico. Onze professores, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EaD, participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados da pesquisa mostram que, para os professores entrevistados, essa dimensão pode viabilizar o desenvolvimento de suas competências eletrônicas, por meio da oferta de cursos e capacitação docente para atuação na EaD, embora pouco ou nada seja feito formalmente pela instituição.Palavras-chave: Formação de Professores. Integração das TICs. Competências Eletrônicas. Educação a Distância. Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO CASSUNDÉ

Doutora em Administração pela UFPE. Atualmente, é professora Adjunta I do colegiado de Administração da UNIVASF e professora permanente do Mestrado Profi ssional em Administração Pública

JOSÉ RICARDO COSTA DE MENDONÇA

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS) e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofi a e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE).

MILKA ALVES CORREIA BARBOSA

Doutora e Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE

Downloads

Publicado

04-11-2016

Como Citar

CASSUNDÉ, F. R. D. S. A.; DE MENDONÇA, J. R. C.; BARBOSA, M. A. C. RELAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DOS PROFESSORES E A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/114. Acesso em: 13 nov. 2024.