A RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Autores

  • ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA
  • ROBSON TIAGO RIBEIRO
  • ARISTÓTELES MENESES LIMA

Resumo

O presente trabalho analisou a resistência dos professores de Educação Básica às inovações tecnológicas, nas escolas municipais de Caxias, Maranhão, no período de setembro a outubro de 2015, destacando as práticas pedagógicas individuais de 19 professores entrevistados, como também a receptividade dos alunos. Na busca por modelos e métodos práticos ao ensino/aprendizagem muitos professores se apegam a teóricos que parecem ter solução para um bom funcionamento na sala de aula, pois, o professor competente incentiva o seu aluno a aprender todo e qualquer conteúdo com prazer. Portanto, a maioria dos docentes resiste ao novo, ao uso de tecnologias a seu favor, de certa forma impedindo a expansão dos educandos ao mundo da informática. Nessa perspectiva, identificamos a necessidade da promoção de estratégias para a conscientização dos docentes de Educação Básica em se inserirem na era da informática.Palavras-chave: Professores. Alunos. Métodos. Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSÂNGELA NUNES ALMEIDA DA SILVA

Mestranda em Biodiversidade, Ambiente e Saúde pela Universidade Estadual do Maranhão (CESC-UEMA), Especialista em Saúde Mental

ROBSON TIAGO RIBEIRO

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social , Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

ARISTÓTELES MENESES LIMA

Especialista em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco, Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA

Downloads

Publicado

04-11-2016

Como Citar

DA SILVA, R. N. A.; RIBEIRO, R. T.; LIMA, A. M. A RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/113. Acesso em: 22 nov. 2024.