EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA IDOSOS: reflexões e retrato de uma realidade sob a perspectiva da Educação a Distância
Resumo
A educação a distância tem ganhado espaços cada vez maiores no sistema educacional brasileiro. Ainda que o público alvo seja adulto em fase produtiva, no que diz respeito à área profissional, o país depara-se cada vez mais com uma nova realidade, a do aumento de pessoas ativas que entram para a chamada terceira idade. Este trabalho pretende discutir a inserção de idosos no modelo educacional a distância, tendo como base uma realidade de uma instituição de ensino. O estudo fez uma análise transversal do número de pessoas que participaram dos cursos, esses, ofertados pelo IFPR/EaD, no ano de 2014. Ao mesmo tempo em que se notou a inserção de idosos em todos os cursos ofertados, ainda é notado um quantitativo baixo, em torno de 1 a 2%. O estudo chama a atenção para essa nova realidade e pauta-se no fato de que a expectativa de vida da população brasileira está em constante crescimento e, portanto, há que se pensar em alternativas para garantir a plena condição de aprendizagem para esse público, levando em consideração suas peculiaridades.Palavras-chave: Educação. Educação Profissional. EaD. Tecnologias. Envelhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-11-2016
Como Citar
GASPAROTTO, L. P. R.; VENTURI, K. K.; BOAS, M. C. V. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA IDOSOS: reflexões e retrato de uma realidade sob a perspectiva da Educação a Distância. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/106. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.