MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso
Resumo
Este artigo descreve e analisa a migração de uma profissional do ensino presencial para a educação a distância. É uma pesquisa exploratória e qualitativa, do tipo estudo de caso, que utiliza como técnica básica uma entrevista, além de fundamentação teórica, a partir de revisão bibliográfica. O é objetivo é interpretar essa migração inserida em um contexto mais amplo, de pós-modernidade e complexidade. O caso descreve o desenvolvimento de habilidades e competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação, necessárias ao trabalho de docência e gestão em educação a distância. O estudo mostra que diversos fatores foram essenciais no sucesso da profissional na migração: atitude e motivação para aprender, afetividade, persistência, abertura a trocas sociais e habilidades comunicacionais. O artigo conclui que para fazer EaD na pós-modernidade, são necessários: humildade epistemológica, calma e paciência (porque não saberemos as respostas para tudo); interação constante com os alunos, os pares e a sociedade; e aprendizagem contínua para lidar com a complexidade.Palavras-chave: Competências. Habilidades. Empregabilidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EaD).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-11-2016
Como Citar
BOGHI, C. MIGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estudo de caso. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/105. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.