CLASSIFICAÇÃO DIDÁTICA PARA ATIVIDADES AVALIATIVAS NA PLATAFORMA MOODLE

Autores

  • Maria de Fátima Serra Rios UEMA
  • Marcos Roberto Furlan UEMA

Resumo

No âmbito da educação apoiada em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ainda há carência de estudos que discutam a avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, este artigo apresenta uma análise didática de enunciados de atividades avaliativas na Plataforma Moodle de um Curso de Pedagogia a distância. O artigo pretende discutir a avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais, fornecendo subsídios para pesquisa nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Serra Rios, UEMA

Doutoranda no Programa de Pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Mestre em Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano e Caribenho – IPLAC. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté – UNITAU.

Marcos Roberto Furlan, UEMA

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Vice-reitor e professor assistente III da Universidade de Taubaté. Professor do curso de Agronomia da Faculdade Integral Cantareira.

Referências

ARAÚJO JR., C. F.; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, DF.Disponivel em: < http://portal mec.gov.br. >. Acesso em: 14 dez. 2007.

DIAS, R. A. A educação a distância em movimento: interação e interatividade em cursos online. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, 2006.

FERREIRA, J. L. Moodle: um espaço de interação e aprendizagem. In: Costa. M. L. F.; Zanatta, R. M. (Orgs.). Educação à distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. 2. ed. Maringá: Eduem, 2010.

HAYDT, R.C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo, Ática, 2006.

HERNANDEZ BARRERAS, F. Modelo pedagógico para la formación y desarollo de habilidades, hábitos y capacidades. La Habana: IPLAC, 1998.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre, Educação e Realidade, 2012.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. 14. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Loyola, 2010.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MÁRQUEZ RODRIGUÉZ, A. Habilidades: proposiciones para sua evaluación. Santiago de Cuba: [s.n.], 1993.

PEREIRA et al. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: PEREIRA, A. C. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2007, p. 2-23.

RIOS, M. F. S. Representação Social da Avaliação da Aprendizagem Virtual de Tutores: estudo em um Curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano) – Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, 2013.

SILVA, M. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Orgs.) Avaliação da aprendizagem em educação on-line. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

SILVA, R. C. Espaço cibernético e ambiente de aprendizagem: tudo que cai na rede é peixe. In: SILVA. A. C. da (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância. Porto Alegre: Mediação, 2009.

Downloads

Publicado

04-11-2015

Como Citar

RIOS, M. de F. S.; FURLAN, M. R. CLASSIFICAÇÃO DIDÁTICA PARA ATIVIDADES AVALIATIVAS NA PLATAFORMA MOODLE. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/9. Acesso em: 22 dez. 2024.