SEEING AI COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: explorando benefícios e desafios na acessibilidade para alunos com deficiência visual

Autores

  • Silvânia Rabelo Brito Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Thelma Helena Costa Chahini Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.721

Palavras-chave:

SEEING AI COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: explorando benefícios e desafios na acessibilidade para alunos com deficiência visual

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) têm promovido novas formas de interação e acesso ao conhecimento, criando várias oportunidades pedagógicas e facilitando a autonomia dos indivíduos. A tecnologia assistiva (TA), uma área interdisciplinar focada na identificação de recursos e serviços que melhoram a participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, deve ser integrada à educação para maximizar seus benefícios. Este artigo de pesquisa visa demonstrar como o uso      das tecnologias assistivas, especificamente o aplicativo Seeing AI da Microsoft, pode contribuir para auxiliar      o acesso, permanência e atendimento educacional especializado para       alunos com deficiência visual na pós-graduação. Utilizando uma abordagem descritiva, o estudo apresenta e analisa as funcionalidades do Seeing AI, discutindo suas aplicações no contexto acadêmico. Os principais resultados mostram que tal ferramenta pode facilitar a leitura de textos e a navegação em ambientes, oferecendo suporte prático aos alunos. No entanto, limitações relacionadas à precisão em ambientes acadêmicos e à necessidade de uma conexão de internet estável também são destacadas. As informações fornecidas podem servir como base para outras instituições que buscam implementar tecnologias assistivas, promovendo uma inclusão mais efetiva para estudantes com deficiência visual no contexto desafiador do ambiente acadêmico da pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-01-2025

Como Citar

BRITO, S. R.; CHAHINI, T. H. C.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. SEEING AI COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: explorando benefícios e desafios na acessibilidade para alunos com deficiência visual. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 121–138, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.721. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/721. Acesso em: 20 jan. 2025.