UMA ANÁLISE BASEADA EM FATOS E EVIDÊNCIAS: intempéries nas práticas de cidadania por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.719Palavras-chave:
Juventudes vulneráveis; Inclusão sociodigital; Cidadania; Marcadores sociais.Resumo
Este artigo traz à tona reflexões iniciais oriundas de uma pesquisa de doutorado que explora de que maneira as juventudes em situações de vulnerabilidade socioeconômica se relacionam, respondem e se beneficiam das oportunidades de acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e à conectividade na sociedade digital globalizada, assim como das práticas de cidadania que emergem dessa realidade. O estudo analisa como essas interações influenciam práticas de cidadania e o acesso à informação de qualidade, considerando as desigualdades sociodigitais no Brasil. Com enfoque descritivo e explicativo, fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e documental, o estudo examina marcadores sociais como raça, gênero, classe e territorialidade, explorando como essas dimensões se entrelaçam e moldam experiências distintas de acesso, uso e impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na vida cotidiana das juventudes em situação de vulnerabilidade. Além disso, revela como esses fatores potencializam a exclusão e limitam direitos e oportunidades. Os resultados corroboram que as estruturas sociais, econômicas e políticas não apenas sustentam, mas também intensificam as dinâmicas de exclusão e vulnerabilidades coletivas, perpetuando desigualdades estruturais e limitando o acesso equânime a direitos e oportunidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-01-2025
Como Citar
FREIRE, V. P. UMA ANÁLISE BASEADA EM FATOS E EVIDÊNCIAS: intempéries nas práticas de cidadania por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 81–98, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.719. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/719. Acesso em: 20 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.