PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: o uso do GeoGebra no estudo da Função Polinomial do 1º Grau
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i2.718Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico (PPP); Ensino de Matemática; GeoGebra.Resumo
Este trabalho discute a mediação tecnológica como estratégia para favorecer o ensino da matemática, viabilizando soluções práticas e ampliando o leque de alternativas pedagógicas, com foco no uso do software GeoGebra para o estudo da função polinomial do 1º grau. Ressalta também a necessidade de revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP), enquanto documento que fortalece a identidade da escola, reorganizando sua concepção pedagógica e orientando estratégias de ensino e avaliação, objetivando a inclusão de recursos tecnológicos, favorecendo práticas pedagógicas investigativas e alinhadas às demandas contemporâneas. Com a realização de uma atividade com o GeoGebra evidenciou o potencial do mesmo em facilitar a visualização gráfica, o entendimento dos coeficientes e o protagonismo discente no processo de aprendizagem, ratificando a importância da colaboração entre professor e estudantes na superação de desafios e enriquecimento das aulas. De natureza qualitativa, o percurso metodológico visou a aplicação prática de uma atividade didática mediada pelo uso do software GeoGebra, em que os estudantes foram introduzidos ao conceito de função polinomial do 1º grau por meio de situações-problema e representações algébricas, tabelas e gráficas. A observação direta e os registros das interações dos estudantes com a atividade permitiram avaliar a eficácia da abordagem e os resultados obtidos.Downloads
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Publicado
17-01-2025
Como Citar
LAPA, J. M.; PINHEIRO, M. T. de F.; BACELAR, M. S. S.; RAMOS, K. S. de L. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: o uso do GeoGebra no estudo da Função Polinomial do 1º Grau. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 2, p. 62–80, 2025. DOI: 10.18817/ticsead.v10i2.718. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/718. Acesso em: 20 jan. 2025.
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Seção
Artigos
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