A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: da relação com o conceito de educação, tendências e função social
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.694Palavras-chave:
Educação a Distância; Conceitos; Tendências; Tecnologias.Resumo
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutoramento em Ciências da Educação, em que situamos a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade e a analisamos, a partir do conceito amplo de educação, compreendendo-a como prática social, humana e multidimensional; situada à luz dos aspectos de natureza econômica, histórica, cultural e ideológica. Nessa linha, demarcamos a presença de componentes que fazem parte da estrutura da EaD, identificando aspectos que revelam as formas organizacionais e as bases político-pedagógicas. Dá-se ênfase à EaD sob análise e presença de novos paradigmas, aqueles que levam em conta as tendências globalizantes, a complexidade, a pluralidade social e cultural, cujos fatores interferem na vida em sociedade, que provocam alterações também no campo educacional. Essa ambivalência dos fenômenos que interferem na ciência, na cultura e na educação desvela pensamentos mais complexos, modelos pedagógicos ampliados e flexíveis, os quais exigem novos aportes didáticos e novos enquadramentos conceituais da EaD e exigem, consequentemente, novas práticas e outras pedagogias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-07-2024
Como Citar
PANDINI, C. M. C. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: da relação com o conceito de educação, tendências e função social. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 24–45, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.694. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/694. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.