JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: uma perspectiva promissora para alfabetização de alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Sildenice Melo de Lima Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Aline Furtado Menezes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Ilka Marcia Ribeiro de Sousa Serra Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.691

Palavras-chave:

Tecnologia; Jogos digitais; Alfabetização; Deficiência intelectual.

Resumo

O uso de recursos lúdicos, interativos e inovadores despertam nas crianças o interesse pela aprendizagem, considerando que diariamente fazem uso da tecnologia, o que vem justificar a relevância desta pesquisa para os sujeitos aqui relacionados. Trata-se de um estudo descritivo sobre jogos digitais e alfabetização de estudantes com Deficiência Intelectual-DI, construído sob preceitos históricos e sociais, com base em uma necessidade atual que perpassa a longa história da educação no Brasil. Quanto à natureza da pesquisa, foi desenvolvida utilizando método qualitativo com estudo bibliográfico. Os instrumentos adotados na realização da pesquisa bibliográfica foram: livros, artigos científicos, teses, dissertações, revistas, e outras fontes escritas já publicadas. Partindo da problematização de como os jogos digitais podem contribuir no processo de alfabetização e apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças com deficiência intelectual, buscou-se analisar a contribuição dos jogos digitais no processo de alfabetização de crianças com DI. Apresentar a concepção de deficiência intelectual e discutir os benefícios dos jogos digitais nas salas de aula como recurso metodológico no ciclo de alfabetização. Pode-se concluir que os jogos digitais educacionais permitem desenvolver habilidades cognitivas, potencializar a aprendizagem, oferecendo oportunidades para experimentar e socializar novas identidades, com efeito motivacional, permite estimular a coordenação motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-07-2024

Como Citar

LIMA, S. M. de; MENEZES, A. F.; SERRA, . I. M. R. de S. JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: uma perspectiva promissora para alfabetização de alunos com deficiência intelectual. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 46–61, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.691. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/691. Acesso em: 21 nov. 2024.