AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: uma revisão sistemática da literatura sobre suas potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.670Palavras-chave:
Redes sociais na educação; Ferramentas pedagógicas; Potencialidades pedagógicas.Resumo
As redes sociais estão se tornando uma ferramenta cada vez mais importante na vida cotidiana. Mais do que uma distração, quando usadas adequadamente, elas podem ser úteis para auxiliar no trabalho em sala de aula. Este estudo verificou a eficácia do uso das redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram) na educação e suas potencialidades como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento. Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com os seguintes critérios de inclusão: i) tipo de estudo: empírico e/ou revisão de literatura; ii) ano de publicação: 2017 a 2021; iii) idioma: publicações em inglês ou português. As buscas resultaram em 129 publicações, das quais 44 foram analisadas. Identificou-se que as redes mais utilizadas no contexto educativo são Instagram e WhatsApp. Elas são mais usadas no ensino superior, seguidas pelo ensino médio. Professores utilizam essas redes para compartilhar experiências, avaliações e materiais de aprendizagem. Notou-se que as redes sociais são usadas como recurso para metodologias ativas, como o estudo de caso. Conclui-se que as redes sociais têm grande potencial educativo, sendo espaços de comunicação e interação que transcendem tempo e espaço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-07-2024
Como Citar
LISBÔA, E. S.; SILVA, L. K. da. AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: uma revisão sistemática da literatura sobre suas potencialidades. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 97–115, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.670. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/670. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.