AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: uma revisão sistemática da literatura sobre suas potencialidades

Autores

  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná
  • Lilia Kelli da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.670

Palavras-chave:

Redes sociais na educação; Ferramentas pedagógicas; Potencialidades pedagógicas.

Resumo

As redes sociais estão se tornando uma ferramenta cada vez mais importante na vida cotidiana. Mais do que uma distração, quando usadas adequadamente, elas podem ser úteis para auxiliar no trabalho em sala de aula. Este estudo verificou a eficácia do uso das redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram) na educação e suas potencialidades como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento. Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com os seguintes critérios de inclusão: i) tipo de estudo: empírico e/ou revisão de literatura; ii) ano de publicação: 2017 a 2021; iii) idioma: publicações em inglês ou português. As buscas resultaram em 129 publicações, das quais 44 foram analisadas. Identificou-se que as redes mais utilizadas no contexto educativo são Instagram e WhatsApp. Elas são mais usadas no ensino superior, seguidas pelo ensino médio. Professores utilizam essas redes para compartilhar experiências, avaliações e materiais de aprendizagem. Notou-se que as redes sociais são usadas como recurso para metodologias ativas, como o estudo de caso. Conclui-se que as redes sociais têm grande potencial educativo, sendo espaços de comunicação e interação que transcendem tempo e espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-07-2024

Como Citar

LISBÔA, E. S.; SILVA, L. K. da. AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: uma revisão sistemática da literatura sobre suas potencialidades. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 97–115, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.670. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/670. Acesso em: 21 nov. 2024.