APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA FORMAÇÃO ON-LINE DE EDUCADORES

Autores

  • Crislaine Gruber Instituto Federal de Santa Catarina
  • Igor Thiago Marques Mendonça Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticsead.v10i1.669

Palavras-chave:

Formação docente na EPT; Formação continuada; Web práticas; Sala de aula invertida.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de aplicação da Sala de Aula Invertida totalmente on-line na formação de professores. A atividade foi organizada em um momento prévio de estudos, assíncrono, e um momento síncrono, no qual os participantes realizaram uma atividade prática em grupos. Para o momento síncrono, foi realizada uma Webprática, estratégia metodológica criada no âmbito do projeto pedagógico da Pós-Graduação em Tecnologias para Educação Profissional. Para elaboração do artigo, coletou-se os materiais usados no planejamento e produção da atividade e analisou-se os dados de avaliação de 138 dos 235 participantes em 4 aplicações distintas, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Os resultados mostraram, com ampla margem, uma avaliação positiva dos participantes. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada. Por fim, observou-se que, diferente do que é relatado na literatura sobre Sala de Aula Invertida, houve boa participação na etapa assíncrona da metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-07-2024

Como Citar

GRUBER, C.; MENDONÇA, I. T. M. APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA FORMAÇÃO ON-LINE DE EDUCADORES. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 80–96, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.669. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/669. Acesso em: 5 nov. 2024.