CYBERFORMAÇÃO: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Carolina Pereira Aranha Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Andréia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.666

Palavras-chave:

Cyberformação; Formação docente; Tecnologias digitais.

Resumo

Há mais de 12 anos, temos estudos sendo desenvolvidos com base na concepção de Cyberformação, uma concepção de formação docente que compreende as tecnologias digitais como partícipes do processo de constituição do conhecimento. No intuito de contribuir com as pesquisas na área de formação docente com tecnologias digitais, realizamos uma revisão bibliográfica, para caracterizar/apresentar a concepção de Cyberformação. Por meio dessa revisão, foi possível identificar sua fundamentação teórica e perceber que essa concepção sofreu modificações ao longo dos anos, tendo incorporado novos teóricos e ampliado horizontes de pesquisa. Dentre os teóricos que compõem a fundamentação dessa concepção podemos destacar Martin Heidegger, Janet H. Murray e Seymour Papert. Além disso, a revisão empreendida nos leva a defender que essa concepção, apesar de ter sido originada na região de inquérito da educação matemática, pode abranger todas as áreas específicas de formação docente e constitui-se como um dos caminhos esperançosos/promissores que podemos trilhar.

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Publicado

30-07-2023

Como Citar

ARANHA, C. P.; DALCIN, A. CYBERFORMAÇÃO: uma revisão bibliográfica. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 1, p. 97–115, 2023. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v9i1.666. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/666. Acesso em: 27 dez. 2024.