REALIDADE MISTA: possibilidades pedagógicas na educação
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.663Palavras-chave:
Realidade mista; Inovação digital; Aprendizagem significativa.Resumo
A busca de alternativas para tornar as aulas mais criativas e motivantes para o aluno tornou-se um desafio aos professores. A tecnologia educacional, com sua variedade de ferramentas, surge como um caminho viável e eficaz a uma nova concepção de ensino e aprendizagem no século XXI. Os alunos já nascem e possuem intimidade com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação — TDICs, ou seja, possuem bastante naturalidade com os instrumentos tecnológicos. Nesse sentido, as escolas estão cada vez mais apostando nesse novo cenário tecnológico, unindo o pedagógico às ferramentas digitais. A realidade mista é a junção da realidade virtual com a realidade aumentada e, com isso, traz novas formas e caminhos de mediar o ensino escolar, aparecendo como alternativas inovadoras e estimulantes à aprendizagem em sala de aula. O objetivo do estudo é discutir e refletir como uma ferramenta tecnológica pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa para os alunos e professores. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa dos dados, baseados em estudos evidentes e reflexões dos autores. Concluiu-se que a RM na educação pode possibilitar inovações pedagógicas e favorecer uma comunicação entre professores e alunos, por apresentar dinâmicas e evidenciar a realidades dos alunos, permitindo aos participantes se sentirem incentivados a buscarem o conhecimento, sendo recompensados por sua dedicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-07-2023
Como Citar
VIANA, J. A. R.; ABDALLA, M. L.; ZANETTI, A. C.; MARQUES, S. M. F. REALIDADE MISTA: possibilidades pedagógicas na educação. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 1, p. 45–60, 2023. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v9i1.663. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/663. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.