USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lucília Glória Serra Lisboa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Ely Severiano Junior Universidade do Grande Rio - UNIGRARIO

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v9i1.662

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Língua Portuguesa; Ensino.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral mostrar o processo de utilização das metodologias ativas pelos docentes de Letras como método de ensino e aprendizagem para Língua Portuguesa. A justificativa para a temática se dá em razão da inserção das tecnologias no sistema educacional e da contribuição para o ensino. Desse modo, o propósito das metodologias ativas é dar suporte e criar oportunidades de compartilhar diversas formas de aprendizagem, como, o uso da sala de aula invertida, de modo a possibilitar variados métodos para aquisição de conteúdos, por exemplo, inserção de videoaulas, games, livros e textos didáticos. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Os dados mostram que a inserção de um recurso midiático contribui significativamente para a aprendizagem do discente, haja vista a capacitação do docente com as tecnologias digitais de informação e comunicação, sendo um meio que orienta para a aplicação no processo de ensino e aprendizagem. À luz dessas considerações, são propostas novas pesquisas como forma de ampla visão e de quebra de paradigma, buscando, assim, novos métodos para o ensino de Língua Portuguesa. Portanto, conclui-se que o uso das metodologias ativas faz parte do processo de capacitação e aperfeiçoamento dos docentes, assim como dá autonomia e criticidade ao aluno. Para tanto, o uso das metodologias tornou-se recorrente dentro e fora da sala de aula como método de aprendizagem. Deste modo, as metodologias ativas promovem aprendizagem significativa, ou seja, proporcionam novos significados, novas formas de aprendizagem e amplitude para o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-07-2023

Como Citar

LISBOA, L. G. S.; SEVERIANO JUNIOR, E. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 9, n. 1, p. 25–44, 2023. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v9i1.662. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/662. Acesso em: 27 dez. 2024.