PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?

Autores

  • Elizângela Tenório Silva
  • Ariadne Enes Rocha
  • Fernanda Santos da Sila

Resumo

A educação a distância tem possibilitado a ampliação da formação acadêmica no Brasil. Um bomexemplo, é a especialização em Educação do Campo, ofertado no âmbito do Sistema da Universidade Abertado Brasil – UAB. É um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam nasescolas rurais, o qual insere-se nas defi nições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolasdo Campo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o ingressante da Especialização em Educaçãodo Campo, para conhecer o perfi l desse ingressante. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso, por meio deanálise documental a fi m de conhecer as características sociais, profi ssionais e acadêmicas do ingressanteda especialização. A análise dos dados foi do tipo quantitativo e qualitativo, e de cunho descritivo. Medianteos dados, constatou-se que entre os 216 ingressantes apenas 115 conseguiram concluir as disciplinas, o quecorresponde a 53,24 % do total de alunos. Constatou-se que 80% dos professores ingressantes atuam nazona urbana, enquanto que, apenas 20% atuam na zona rural, e penas 12% trabalham com a metodologiada Pedagogia da Alternância. Conclui-se que o curso trouxe muitas possibilidades, mas é importante queofereça a especialização para quem de fato convive com as temáticas do campo. Assim, a educação estáchegando ao campo, mas precisa ser efetivada para aqueles que estão totalmente comprometidos com essatemática. Dessa forma, é necessário conhecer espaços onde há maior necessidade de oferta do curso para oprofi ssional atuante no campo e que ainda não possui uma pós-graduação.

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Biografia do Autor

Ariadne Enes Rocha

Professora do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, CCA, Coordenadora doCurso de Especialização em Educação do Campo, UEMANET / CECEN, Dra em Agronomia, Departamento deFitotecnia e Fitossanidade, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

Fernanda Santos da Sila

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA,Especialista em Psicopedagogia - FAMA. Assistente do Curso de Especialização em Educação do Campo.

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

SILVA, E. T.; ROCHA, A. E.; DA SILA, F. S. PERFIL DO INGRESSANTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: a educação está chegando ao campo?. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/63. Acesso em: 23 dez. 2024.