OFICINAS PEDAGÓGICAS E MIDIÁTICAS: formação continuada para professores da EaD

Autores

  • Leonor Viana de Oliveira Ribeiro
  • Ane Beatriz dos Santos Duailibe
  • Francilene Duarte Santos Queiroz

Resumo

Este artigo tem como propósito relatar como acontecem as Ofi cinas Pedagógicas e Midiáticas,ofertadas aos professores dos cursos de Educação a Distância - EaD, da Universidade Estadual doMaranhão - UEMA, as quais visam à formação continuada, como também, apresentação dos conteúdosmais relevantes exibidos em cada uma delas, ressaltando a participação dos docentes no processo deapropriação desses recursos. Demonstra-se os resultados sobre as principais difi culdades na produção demateriais para EaD e os aspectos relevantes do planejamento e produção de disciplinas, considerando asespecifi cidades e complexidade dos diversos níveis dos cursos ofertados. Os professores participaram dasofi cinas antes de iniciar o processo de produção. Como metodologia, adotou-se a técnica de entrevistasem formulários on-line, utilizando a ferramenta Google, com questões abertas, em uma abordagem decunho quanti- qualitativo e de natureza descritiva e explicativa, apoiada em um relato de experiência. Oresultado fi nal da análise das entrevistas constatou que os educadores convidados a contribuir com osconteúdos das disciplinas em cursos de níveis e especifi cidades diversas não têm literacia digital, formaçãoadequada para produção de materiais didáticos, tampouco uma base teórica sobre a aprendizagem on-line.

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Biografia do Autor

Leonor Viana de Oliveira Ribeiro

Mestranda em História, Ensino e Narrativas – UEMA. Bacharel em MúsicaSacra - SEC - Recife- PE Especialista em Psicopedagogia - Faculdade Santa Fé; Especialista em Psicologiada Educação – UEMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Ceuma (2006). Atualmente é AssistentePedagógica no Design Educacional da Universidade Estadual do Maranhão. Com experiências profi ssionaisem Coordenação Pedagógica; Consultoria em Políticas Educacionais - MEC, Educação a Distância; Formaçãode professores; Formação de tutores e Educação de Jovens e Adultos.

Ane Beatriz dos Santos Duailibe

Mestranda em Letras (área de concentração: Teoria Literária) pelaUniversidade Estadual do Maranhão. Atua como Revisora textual e Designer de mídia impressa no Núcleode Tecnologia para Educação (UEMANET). Graduada em Letras Inglês/Português e respectivas literaturas,pela Universidade Estadual do Maranhão (2013). Produtora e Professora do MOOC Leitura e Interpretaçãode Textos, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA).

Francilene Duarte Santos Queiroz

Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação na UniversidadeLusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT (Portugal), Especialista em Gestão Educacional - FaculdadeMário Schenberg, Especialista em Tecnologia da Informação para Educadores - Universidade Federal do RioGrande do Sul UFRGS (2009). Especialista em Currículo e Aprendizagem Unidade de Ensino Superior DomBosco UNDB. (2008) Possui graduação em Pedagogia - UNDB (2007). * Membro da Associação Brasileira deEducação a Distância (ABED). Atualmente é Designer Pedagógica dos Cursos de Graduação a Distância de:Pedagogia e da Especialização em Psicologia da Educação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA/UemaNet.

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

RIBEIRO, L. V. de O.; DUAILIBE, A. B. dos S.; QUEIROZ, F. D. S. OFICINAS PEDAGÓGICAS E MIDIÁTICAS: formação continuada para professores da EaD. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/62. Acesso em: 23 dez. 2024.