A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema

Autores

  • Heloísa Cardoso Varão Santos
  • Jocélia dos Reis Soares

Resumo

Este é um relato de experiência sobre o acompanhamento pedagógico dos graduandos doCurso de Licenciatura em Pedagogia-UEMA na modalidade a distância, no percurso da disciplina Prática deEnsino ministrada no período de dois anos nos polos da Universidade Aberta do Brasil-UAB e nos Centrosde Ensino Superior-UEMA no Estado do Maranhão. Foi estruturado a partir de uma pesquisa participantenuma abordagem qualitativa em que possibilitou analisar a trajetória de construção do perfi l de professorindagador, que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto derefl exão, como objeto de análise com a contribuição das tecnologias disponibilizadas no curso, refl etindo nasatividades da disciplina os problemas do contexto dos alunos. Constatou-se que a formação de professoresque considera a pesquisa como atividade ordenadora dos resultados das ações, busca atender a necessidadede uma educação para o pensamento e não simplesmente para a recepção de informações, desenvolvendoassim, posturas investigativo-refl exiva do seu fazer pedagógico, pela busca constante, indagações e críticasque permitem reconstruir seus saberes e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Cardoso Varão Santos

Professora do DEFIL/CECEN UEMA- Mestre em Desenvolvimento Humano-UNITAU. Graduada em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (1979) Especialista emPlanejamento Educacional - Universidade Salgado de Oliveira , Mestra em Desenvolvimento HumanoFormação ,Políticas e Práticas Sociais -UNITAU . .Professora Assistente da UNIVERSIDADE ESTADUAL DOMARANHÃO. Tem experiência na área de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos atuando na áreade Estágio em Educação Infantil , alfabetização, educação de jovens e adultos , políticas e fundamentos daeducação ,exerce a função de Diretora do Curso de Pedagogia a distancia na UEMA.

Jocélia dos Reis Soares

Coordenadora de Prática de Ensino-Pedagogia UEMANET- Pedagoga e Especialistaem Docência Superior, Gestão e Supervisão Escolar. Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADEDO MARANHÃO (2008). Atualmente é professora assistente da Dimensão Prática do curso de Pedagogiaa distância da Universidade Estadual do Maranhão- UEMANET e professora das Séries Iniciais do EnsinoFundamental efetiva pela prefeitura de São Luís- SEMED. Tem experiência na área de Educação, com ênfaseem formação de professores e projetos pedagógicos.

Referências

ALLEGRETTI, Sonia; HESSEL, Ana; PESCE, Lucila. Formação On-line de Educadores: identidade em

construção. São Paulo: RG Editores, 2009.

ALMEIDA, Maria da Conceição de; MORAES, Maria Cândida.(Org.). Os sete saberes necessários à

Educação Presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro. Wak Editora, 2012.

BEHAR , Patrícia Alejandra e Cols. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre.

Artmed,2009.

______. Competências em educação a distância. Porto Alegre. Penso,2013.

FAZENDA, Ivani. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo. Cortez,2008.

______. Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

FILATRO, Andrea. As teorias pedagógicas fundamentais em EAD. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos.

(Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo. Pearson, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e

Terra, 2005.

GHEDIN, Evandro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Professor refl exivo no Brasil: gênese e crítica de um

conceito. 5 ed. São Paulo. Cortez,2008.

LINS, R. M.; MOITA, M. H. V. Interatividade na Educação a Distância. Disponível em: < http://www.abepro.

org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR540364_8555.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2016.

MARQUESI, Sueli Cristina; ARAÚJO, Carlos Fernando de. Atividades em ambientes virtuais de

aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Org.) Educação a

distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2014.

OLIVEIRA, Rogério de Castro. Descobre-se que existe. Inventa-se o que não existe. In: BECKER, Fernando;

MARQUES, Tania. (Org.). Ser professor é ser pesquisador.2 ed. Porto Alegre. Mediação, 2010.

PERRENOUD, Philippe. A prática refl exiva no ofício do professor: profi ssionalização e razão pedagógica.

Porto Alegre, Artmed, 2002.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Petrópolis. Vozes, 1970.

RIOS, Maria de Fátima Serra. Dimensão Prática nos Cursos de Licenciatura: organização técnico-

pedagógica da UEMA. São Luís, UEMA, 2011.

SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCHNEIDER, Daisy. Educação a distância e competências: uma articulação necessária. In:________

Competências em educação a distância. Porto Alegre. Penso,2013.

SERRA, Antonio Roberto Coelho; SILVA, João Augusto Ramos. Por uma educação sem distância: recortes

da realidade brasileira. São Luís. Editora UEMA, 2008.

SILVA,K.K.A. Competências dos atores da educação a distância. In:_______ Competências em educação a

distância. Porto Alegre. Penso,2013.

ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador-acadêmico. In: GERALD, C. M.

G.; PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografi as do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

SANTOS, H. C. V.; SOARES, J. dos R. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: um relato de experiência da prática de ensino mediada pelas tic’s na Universidade Estadual do Maranhão-Uema. TICs &amp; EaD em Foco, São Luís, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/61. Acesso em: 23 dez. 2024.