AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA FORENSE
Resumo
O professor deve instruir e mediar os seus alunos na prática docente, tornando a aprendizagemum processo mais efi caz, onde o aluno constrói e reconstrói o seu conhecimento por meio de ferramentasdidáticas. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar uma oportunidade de aprendizagem para oensino de biologia forense baseado na utilização de quizzes eletrônicos como uma ferramenta didático-pedagógica virtual, tanto de apoio à prática docente como também um guia de estudos para alunos. Ouniverso amostral foram 15 alunos do 2° ano e 3° ano da Licenciatura em Ciências Biológicas da UniversidadeEstadual de Ponta Grossa. Foram desenvolvidos dois quizzes eletrônicos o primeiro denominado quizz simplespara levantar o conhecimento prévio dos alunos e orientar a elaboração de uma aula informativa, cujo acessoonline deveria ser espontâneo. O segundo, denominado quizz elaborado também foi apresentado aos alunospara que acessassem de forma espontânea no ambiente virtual. Os resultados do quizz simples mostraramcompetências e defi ciências sobre o tema abordado, que foram consideradas para a construção da aulainformativa. Houve 20 visualizações da aula no período de uma semana, contudo o acesso espontâneo aessa aula por esses alunos não foi verifi cado. O recurso tecnológico didático foi apresentado como umametodologia diferenciada de ensino e como ambiente de aprendizagem, contribuindo para o processo deconstrução do conhecimento, de forma autônoma. Entretanto, são necessárias ações contínuas centradasno aprendiz, como aqui apresentadas para que essa autonomia se efetive.Downloads
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